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Filosofia da Educação: a relação entre filosofia e educação

 


A filosofia é uma forma mais íntima de nos relacionarmos com o mundo, usando aquilo que temos de mais importante em nós e que nos diferencia dos demais seres vivos da terra: a razão. 

Todas as vezes que nos questionamos e interrogamos sobre qualquer coisa, estamos usando da filosofia para entender ou compreender melhor algo. 

A filosofia está sempre acompanhada de interrogações, perguntas, questionamentos e são essas as maneiras mais práticas de chegarmos a resposta que nos interressa. 

Claro que  nem  tudo  saberemos  por  meio  das  questões,  mas  muitas  coisas  que  nos  rodeiam  podem  sim, ser entendidas por via das perguntas. 

Perdemos atualmente um pouco desse ato nobre de interrogarmos sobre as coisas e formular sentenças  sobre nossas curiosidades.  

Estamos  nos abituando  a pergarmos as coisas prontas, assim como compramos comidas enlatadas pre-cozidas, da mesma forma são as informações que chegam até nos.  

E  isso nos remete a uma falsa tonalidade de conhecimento ou  sabedoria, mas no fundo, somos  apenas  resultados  das  ideias  e  pensamentos  de  um  grupo  de  pessoas  que nos  transmitem informações sobre seus interesses e conotações de mundo. 

E o quanto isso parece ser bom, pois evitamos o esforço para pensar, a dor de cabeça e o valioso tempo para o descanço. 

Isso é uma falsa ideia que nos é dada pelos meios de comunicação que tende a nos injeçar colocando suas ideias em nossas mentes e fazendo de nós zumbis vivos, incapazes de projetarmos nossas próprias ações. 

É nesse aspecto que se pode perceber a importancia da filosofia, pois ela nos despertará dessa sonolência a que estamos sobmetidos e nos fará sermos donos dos nosso próprios  passos,  caminhando  para  onde  queremos  e  não  para  onde  outros querem. 

 Dentre as tendências filosóficas podemos destacar, a tendência redentora que concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num todo orgânico e harmonioso, com desvios de grupos e indivíduos que ficam à margem desse  todo.  

Ou  seja,  a  sociedade  está  "naturalmente" composta com todos os seus elementos;  o  que importa  é  integrar  em  sua  estrutura  tanto  os  novos  elementos  (novas  gerações),  quanto  os  que,  por qualquer motivo, se encontram à sua margem. 

Importa, pois, manter e conservar a sociedade, integrando os  indivíduos  no  todo  social.

 A educação como redentora da sociedade, tem  a  função  de  integrar harmonicamente os indivíduos no todo social já existente. 

E cumpre a função de adaptar o indivíduo à sociedade, ao reforçar os  laços sociais, promover a coesão social e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social.
 
A reprodutora da sociedade, compreende que a educação faz parte da sociedade e a reproduz. 

Nesta tendência, a educação é compreendida como uma instância social, a qual não redime a sociedade de suas mazelas, mas a reproduz no seu modelo vigente, perpetuando-a, se for possível. 

Sendo assim, a educação como reprodutora da sociedade, passa a ser compreendida como um elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos, portanto, a serviço dessa mesma sociedade e de seus condicionantes.
 
Na  educação como mediação de um projeto social, que por si, ela nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios, para realizar um projeto de sociedade; projeto que pode ser conservador ou transformador. 

E pretende demonstrar que é possível  compreender a educação dentro da sociedade, com os seus determinantes e condicionantes, mas com a possibilidade de trabalhar pela sua democratização. 

Todas essas tendências tem sua importância para a educação, assim como uma só não responde pelos anseios educacionais do nosso tempo, tende-se a uni-las, buscando seus principais aspectos em uma tendência atual  e que  busque  suprir  as  lacunas  na  educação. 

Na  tendência  redentora  se  poderia pegar o anseio de integrar todas as pessoas com os mesmo direitos quanto ao estudo e quanto a educação e ensino. 

E não com privilégios que vemos hoje, filhos  de  ricos  estudando  nas  melhores  escolas do mundo e filhos de pobre estudando em Escolas públicas com toda a precariedade possível. 

Na tendência reprodutora, poderia se apoderar de reproduzir somente o que historicamente tem dado certo no meio educacional, se apropriando do sucesso histirocamente e caperfeiçoando-a. 

É compreensível que falar é bem mais fácil que fazer, mas neste caso, tende-se a arregaçar as mangas e esforçar-se para que um dia isso venha tornar-se possível. 

O que se poderia usar para chegar à unidade pegando os pontos principais dessas tendências é usar a educação como mediação, sendo este o ponto de ligação entre as duas primeiras, apoiando nos aspectos mais positivos dessas tenências. 

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